DEVOLUÇÃO
O general reformado Manuel Hélder Vieira Dias “Kopelipa” avançou com um pedido formal ao Tribunal Supremo para que todos os seus bens apreendidos pela Procuradoria-Geral da República (PGR) lhe sejam devolvidos.
A solicitação surge depois de ter sido absolvido de todas as acusações e de o processo ter transitado em julgado, não restando qualquer pendência judicial.
Segundo apurou o Novo Jornal, o objectivo é que o SENRA — o serviço da PGR responsável pela recuperação de activos — seja oficialmente notificado para proceder à restituição completa do património.
Entre os bens em causa está um vasto portfólio empresarial, que inclui o Grupo Média Nova (TV Zimbo, jornal O País, Rádio Mais e gráfica Damer) e várias empresas ligadas ao universo CIF, como a CIF Lowenda Cervejas, CIF Logística, CIF Cement e CIF SGS Automóveis. A lista abrange ainda participações na Biocom (via Cochan) e no hipermercado Kero, através da posição maioritária na Zahara Comércio, S.A.
No segmento imobiliário, o conjunto de activos é igualmente significativo: 24 edifícios na centralidade do Zango 0 (“Vida Pacífica”), 271 edifícios e 837 vivendas no Kilamba (KK5800), além dos emblemáticos edifícios Cif Luanda One e Cif Luanda Two.
O processo será agora analisado pelas instâncias competentes, que deverão decidir sobre a efetiva e total restituição dos bens ao general reformado.
