MARCA ANGOLA
O Governo angolano deu início à criação da “Marca Angola”, uma iniciativa estratégica que pretende fortalecer a imagem do país nos setores do turismo, cultura, desporto e investimento, tanto dentro como fora das fronteiras. A medida consta do Despacho Presidencial n.º 117/25, de 17 de abril, e estabelece a formação de uma Comissão Multissectorial encarregue de desenhar e implementar este ambicioso projeto de identidade nacional.
Coordenada pelo ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República, a Comissão inclui representantes de ministérios chave como Comunicação Social, Defesa, Interior, Relações Exteriores, Finanças, Cultura, Turismo, Juventude e Desportos, além da AIPEX (Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações). Entre as suas responsabilidades estão a elaboração dos termos de referência, o cronograma de execução, o plano de comunicação e o orçamento para o concurso público que definirá a identidade visual e estratégica da nova marca.
A nível provincial, os governadores deverão criar comités de apoio locais, envolvendo especialistas das áreas de Cultura, Turismo e Comunicação Social, para garantir a adesão e envolvimento regional no processo.
O relatório final sobre o concurso e suas etapas deverá ser entregue ao Presidente da República no prazo de 30 dias após a sua conclusão.
