SHEIN
A varejista chinesa Shein foi coroada como a grande vencedora do mercado global de vestuário, deixando para trás gigantes como Nike, Gucci e Zara. Em um relatório recente da empresa de pesquisa GlobalData, a marca foi descrita como "imbatível em preço e velocidade", consolidando seu domínio no setor fashion.
Segundo o levantamento, em 2024 a Shein cresceu 0,24 ponto percentual em relação ao ano anterior, saltando de 1,29% para 1,53% de participação de mercado. Em contrapartida, marcas tradicionais como Gucci (-0,10 p.p.) e Nike (-0,11 p.p.) registraram queda, apesar de ainda terem presença forte no setor.
Enquanto isso, a Adidas teve um desempenho impressionante, aumentando sua participação de 1,62% para 1,79%, enquanto a Zara cresceu de forma mais modesta, atingindo 1,24% do mercado.
O sucesso da Shein é atribuído à sua estratégia de preços acessíveis e rápida adaptação às tendências, algo essencial em um cenário econômico desafiador, onde os consumidores estão cada vez mais seletivos sobre onde gastar seu dinheiro.