IRÃ
A tensão entre Irã e Estados Unidos voltou a escalar após declarações do líder supremo iraniano, Aiatolá Ali Khamenei, que prometeu uma "reação forte" caso Washington ou seus aliados realizem ataques contra a República Islâmica.
A declaração foi feita nesta segunda-feira, durante o Eid al-Fitr, em resposta a uma ameaça do ex-presidente americano Donald Trump. No sábado, Trump afirmou que os EUA lançariam bombardeios se Teerã não aceitasse um acordo para limitar seu programa nuclear.
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores iraniano, Esmaeil Baqaei, classificou a ameaça como um "choque à paz e segurança internacional" e alertou sobre "consequências" caso os EUA optem pelo confronto.
Os países ocidentais há anos acusam o Irã de buscar armas nucleares, algo que Teerã nega, alegando que seu programa tem fins pacíficos. O acordo nuclear de 2015 limitava o enriquecimento de urânio em troca da suspensão de sanções, mas foi abandonado pelos EUA durante o governo Trump, intensificando as tensões.