Ministra da Educação admite possível concurso público para novos professores em 2025


CONCURSO PÚBLICO 

A Ministra da Educação, Maria Luísa Grilo, anunciou ontem, em Cabinda, que existe uma forte possibilidade de realização de um concurso público de admissão de novos professores ainda este ano. A medida surge em resposta à construção de 56 novas escolas em todas as províncias do país, no âmbito do Projecto de Empoderamento das Raparigas e Aprendizagem para Todos (PAT).

Durante a cerimónia de consignação das obras de uma escola do primeiro ciclo do ensino secundário em Tando-Zinze, a ministra explicou que a realização do concurso depende da aprovação orçamental por parte do Ministério das Finanças e da articulação com o Ministério do Trabalho.

“Eu acredito que sim. Vamos poder fazer o concurso porque temos necessidades efetivas de admitir novos professores”, afirmou Maria Luísa Grilo.

A ministra também aproveitou para esclarecer rumores que circulam nas redes sociais sobre a possível “repescagem” de candidatos com notas positivas no último concurso. Ela esclareceu que, conforme a lei, os concursos públicos têm validade de apenas um ano, e após esse período, tornam-se inválidos.

Com a construção dessas novas escolas e a previsão de mais iniciativas do Executivo, o possível concurso público representa uma oportunidade para centenas de angolanos ingressarem na carreira docente e ajudarem a fortalecer o sistema educativo do país.

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

EM DESTAQUE