MUNDIAL 2026
A FIFA anunciou que a seleção vencedora do Mundial de 2026 receberá um prémio recorde de 50 milhões de dólares, tornando esta edição a mais lucrativa da história da competição, que contará com a participação inédita de 48 seleções.
O segundo classificado arrecadará 33 milhões de dólares, enquanto o terceiro e o quarto lugares receberão 29 milhões e 27 milhões de dólares, respetivamente. Mesmo as seleções que não avançarem longe no torneio serão recompensadas: o prémio mínimo por participação será de 9 milhões de dólares.
Além disso, todas as 48 seleções participantes receberão antecipadamente 1,5 milhão de dólares, valor destinado a cobrir os chamados “custos de preparação”, segundo explicou a FIFA.
No total, o organismo máximo do futebol mundial prevê distribuir cerca de 727 milhões de dólares às federações participantes, reforçando o impacto financeiro do Mundial de 2026, que será realizado nos Estados Unidos, Canadá e México, e promete marcar uma nova era tanto no desporto como na economia do futebol global.
