SUSPENSÃO
O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, determinou a suspensão imediata do agendamento de entrevistas para a emissão de vistos de estudantes estrangeiros. A medida foi anunciada pelo secretário de Estado, Marco Rubio, e permanecerá em vigor “até nova ordem”.
Além disso, o Departamento de Estado se prepara para adotar critérios mais rigorosos de verificação de antecedentes, incluindo agora a análise do conteúdo publicado nas redes sociais dos candidatos. Ou seja, o que os estudantes escrevem online poderá influenciar diretamente a aprovação ou não do visto.
A decisão acontece em meio a uma crescente tensão entre o governo Trump e universidades renomadas como Harvard, que o presidente chegou a considerar uma “ameaça à democracia”.
Na prática, a nova medida impede temporariamente que estudantes internacionais iniciem o processo de visto — que tradicionalmente começa com uma entrevista presencial nas embaixadas americanas em seus países.
Para muitos, esse pode ser mais um passo de restrição à entrada de estrangeiros nos EUA, afetando milhares de jovens que sonham com uma formação em solo americano.
