Polémica em Luanda: David Mendes Suspenso por 18 Meses — O Que Disse Para Ser Punido?


PUNIÇÃO JUSTA?

O conhecido advogado e comentador político David Mendes foi suspenso do exercício da advocacia por 18 meses, segundo uma deliberação do Conselho Provincial de Luanda da Ordem dos Advogados de Angola (OAA), tornada pública no dia 29 de abril de 2025. A medida disciplinar tem efeitos imediatos.

A decisão surgiu na sequência de declarações feitas por Mendes durante uma entrevista a uma estação de rádio, nas quais abordou o processo-crime n.º 82231/024, que envolve um grupo acusado de planear atos de terrorismo em Luanda. Segundo a OAA, o advogado terá infringido vários deveres previstos no Estatuto da Ordem e no Código de Ética e Deontologia, nomeadamente os de reserva, sigilo profissional, confiança e integridade.

Em resposta, David Mendes anunciou que pretende recorrer da decisão e levar o caso à justiça, alegando que foram violados os seus direitos estatutários e que a sanção prejudica gravemente a sua reputação profissional. O caso promete levantar intenso debate no seio da classe jurídica e da opinião pública.


Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

EM DESTAQUE