ANTICONCEPCIONAL MASCULINO
Pela primeira vez, cientistas dos Estados Unidos estão testando em humanos um anticoncepcional masculino inovador, que promete mudar a forma como se pensa o controle de natalidade. O composto, chamado YCT-529, é não hormonal, reversível e atua bloqueando a produção de espermatozoides sem afetar a testosterona, o que significa que a libido e outras funções hormonais masculinas são preservadas.
Nos testes pré-clínicos com camundongos e primatas, o YCT-529 apresentou eficácia de até 99% na prevenção da gravidez. Nos macacos, o efeito contraceptivo começou a aparecer após duas semanas, enquanto nos camundongos, atingiu o pico em quatro semanas. Importante: a fertilidade voltou ao normal após a interrupção do tratamento — em seis semanas nos camundongos e entre 10 e 15 semanas nos primatas.
O composto começou a ser testado em humanos em 2023. A fase 1 dos testes clínicos, que avalia a segurança do medicamento, foi concluída com bons resultados. Agora, a pesquisa avança para a fase 2, com um número maior de voluntários na Nova Zelândia. Os primeiros resultados dessa etapa devem ser divulgados ainda este ano.
Outro medicamento promissor é o TDI-11861, que também é não hormonal, mas tem efeito ultrarrápido e reversível em apenas 24 horas. Ambas as opções sinalizam uma nova era para métodos contraceptivos masculinos — mais práticos, eficazes e livres dos efeitos colaterais dos hormônios.