Superliga Europeia chega ao fim: Real Madrid fecha acordo e enterra projeto que abalou o futebol


REAL MADRID NOT

O Real Madrid anunciou que chegou a um acordo de princípio com a UEFA e a European Football Clubs (EFC) para encerrar definitivamente todas as disputas relacionadas com a Superliga Europeia, colocando um ponto final num dos projetos mais polémicos da história recente do futebol.

De acordo com o comunicado oficial, o entendimento foi alcançado “pelo bem do futebol europeu”, com o objetivo de reforçar o mérito desportivo, garantir maior sustentabilidade financeira aos clubes e melhorar a experiência dos adeptos através do uso de novas tecnologias. O acordo final deverá também encerrar os processos judiciais que ainda estavam ligados à tentativa de criação da competição.

Com a recente saída do Barcelona — último clube que ainda mantinha ligação à iniciativa — o projeto perde qualquer apoio institucional e é considerado oficialmente encerrado, cinco anos depois do anúncio que provocou forte contestação de ligas, federações, jogadores e adeptos em toda a Europa.

A chamada “Superliga Europeia”, que prometia revolucionar o modelo das competições continentais, termina assim sem nunca ter saído do papel, deixando como legado um dos maiores debates sobre o futuro, a governação e os interesses económicos no futebol mundial.

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem