ENDE vai pôr fim à venda ilegal de energia por PTs privados até 2028


FIM DOS PTs

A Empresa Nacional de Distribuição de Eletricidade (ENDE) anunciou que vai encerrar, até ao ano de 2028, a distribuição e comercialização de energia elétrica através de Postes de Transformação (PTs) privados, uma prática considerada ilegal e prejudicial para os consumidores.

A informação foi avançada pelo presidente do Conselho de Administração da ENDE, Pedro Buca, durante o lançamento da atualização do Plano Director de Expansão do Sistema Elétrico na Rede Nacional de Transportes.

De acordo com a empresa, já foram identificados 198 PTs privados em funcionamento no país. Deste total, 40 já passaram para a gestão direta da ENDE. A instituição reforça que é a única entidade legalmente autorizada a distribuir e vender energia elétrica em Angola, alertando que a atuação de PTs privados contribui para irregularidades no fornecimento, cobrança abusiva e falta de controlo técnico.

No mesmo evento, a ENDE informou que o projeto de massificação dos contadores elétricos pré-pagos está numa fase avançada de implementação. O plano prevê a instalação de 1,26 milhão de contadores em todo o país, sendo que 433 mil já foram instalados.

Segundo a empresa, a iniciativa tem como objetivo reduzir perdas comerciais, melhorar a transparência na cobrança e garantir maior controlo e justiça no consumo de energia elétrica pelos clientes.

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem