MILIONÁRIOS
Angola registou, no ano económico de 2025, um aumento no número de milionários. De acordo com dados da Henley & Partners, divulgados pelo Polígrafo África, o país passou de 2.250 milionários em 2024 para 2.300 em 2025, ou seja, mais 50 pessoas com fortunas superiores a um milhão de dólares norte-americanos.
Apesar deste crescimento, o grupo dos centimilionários — indivíduos com património acima dos 100 milhões de dólares — permaneceu inalterado em seis pessoas, e Angola continua sem registar qualquer bilionário.
No ranking africano, o país ocupa a 11.ª posição entre os Estados com mais milionários, mas a capital, Luanda, não aparece entre as cidades mais ricas do continente.
Ainda assim, os números atuais revelam uma queda quando comparados com o passado recente. Em 2015, Angola contava com cerca de 2.800 milionários, o que significa que, na última década, o país perdeu 500 milionários, segundo recorda Mário Rui Pires, também citado pelo Polígrafo África.
O relatório da Henley & Partners reforça que, apesar da ligeira recuperação em 2025, Angola ainda enfrenta grandes desafios económicos para recuperar o dinamismo que já apresentou em anos anteriores.