ÁGUA E LUZ
O Instituto Regulador dos Serviços de Eletricidade e de Água (IRSEA) anunciou que haverá um reajuste nas tarifas de eletricidade e água, válido para o ciclo tarifário 2025-2028. As novas tarifas entram em vigor 30 dias após a publicação dos despachos n.º 3131/25 e 3133/25, constantes no Diário da República n.º 80, II Série, de 5 de maio.
Segundo a nota oficial, o principal objetivo é alinhar os preços com os custos reais de operação e garantir a continuidade e a qualidade dos serviços prestados à população. O aumento afetará consumidores domésticos, industriais e comerciais em todo o país.
A eletricidade terá um aumento inicial de 11,5%, com base na tarifa média atual de 12,8 Kz por quilowatt-hora (kWh). Já o fornecimento de água sofrerá um reajuste mais expressivo, de 30%, sobre a tarifa média de 780 Kz por metro cúbico (m³).
O IRSEA reconhece o impacto para os consumidores e apela à compreensão de todos, sublinhando que os ajustes são fundamentais para melhorar a fiabilidade e a sustentabilidade dos serviços de energia e abastecimento de água.