Olho biônico criado por cientistas pode devolver a visão a cegos


CIÊNCIA 

Um avanço promissor na medicina pode transformar a vida de milhões de pessoas com perda de visão: cientistas desenvolveram um implante de olho biônico capaz de restaurar parcialmente a visão em pacientes com cegueira degenerativa.

O dispositivo foi criado ao longo de 20 anos por uma equipe do Boston Retinal Implant Project e tem o tamanho de uma borracha de lápis. Ele transmite sinais visuais diretamente ao cérebro por meio de um conector ultrafino — tão fino quanto um fio de cabelo.

O projeto é liderado pelo Dr. Joseph Rizzo III, do Massachusetts Eye and Ear Infirmary, e pelo professor John Wyatt, do MIT. O principal foco da inovação são doenças como a degeneração macular relacionada à idade e a retinite pigmentosa, que atualmente não têm cura.

Diferente de outras tentativas, este implante fica, em grande parte, fora do olho, o que facilita sua manutenção e aumenta a durabilidade. Após passar por rigorosos testes de resistência à corrosão e desgaste, o dispositivo está próximo de iniciar testes em humanos, com aprovação da FDA no horizonte.

Embora não devolva a visão completa, os cientistas esperam que o implante permita aos pacientes perceber formas, identificar obstáculos e detectar movimentos. Com isso, será possível aumentar significativamente a autonomia e qualidade de vida dos usuários. E, com o tempo, o objetivo é que eles possam até reconhecer objetos e rostos.

Os primeiros testes em humanos devem começar nos próximos anos, marcando um importante passo na luta contra a cegueira.


Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem