“Tabaco mata quase uma pessoa por hora em Angola: Governo defende aumento de impostos”

TABACO

Pelo menos oito mil pessoas morrem todos os anos em Angola devido ao consumo de tabaco. A revelação foi feita nesta quarta-feira, 23, em Luanda, pelo secretário de Estado para a Saúde Pública, Carlos Alberto Pinto de Sousa, durante um workshop sobre a tributação do tabaco no país.

Cálculos do Novo Jornal, com base nos dados apresentados, apontam que o tabagismo provoca, em média, 22 mortes por dia em Angola — o equivalente a quase uma morte por hora.

Segundo o governante, o tabaco continua a ser uma das principais causas evitáveis de doenças e mortes prematuras no mundo, e Angola não é exceção. O consumo está fortemente associado ao surgimento de doenças cardiovasculares, respiratórias e vários tipos de cancro — enfermidades que colocam enorme pressão sobre o sistema de saúde nacional e comprometem a produtividade e o bem-estar das comunidades.

Carlos Alberto Pinto de Sousa destacou ainda que o aumento da tributação sobre os produtos do tabaco é uma das estratégias mais eficazes para reduzir o consumo, especialmente entre os jovens, grupo considerado mais vulnerável à iniciação.


Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem