MINISTÉRIO DO INTERIOR
O Ministro do Interior, Manuel Homem, anunciou que Angola começará a emitir o passaporte eletrônico para seus cidadãos ainda em 2025, alinhando-se aos padrões internacionais de segurança. Durante uma transmissão ao vivo em sua página oficial no Facebook, o ministro confirmou que o Serviço de Migração Estrangeiro (SME) está a trabalhar intensamente para tornar essa implementação uma realidade este ano.
A proposta de criação do passaporte eletrônico já está em discussão há mais de 10 anos, mas apenas agora, com um investimento significativo do Governo, é que o projeto avançou. Em 2022, o Presidente João Lourenço assinou um financiamento de mais de 127 milhões de euros para a execução do projeto, que, até agora, não havia saído do papel.
O passaporte eletrônico contará com um dispositivo que armazenará informações biográficas e biométricas do titular, além de um símbolo internacionalmente reconhecido na capa do documento. "Posso garantir com toda certeza que este ano teremos o passaporte eletrônico disponível para os cidadãos angolanos", afirmou Manuel Homem.
Apesar da chegada do novo modelo, os passaportes tradicionais continuarão a ser emitidos por um período, mas, eventualmente, perderão a sua validade.
