Nova plataforma digital promete revolucionar o acesso ao emprego em Angola


EMPREGO

O Governo angolano deu um passo decisivo para modernizar o mercado de trabalho com o lançamento oficial da nova plataforma digital do Registo Nominal dos Trabalhadores (RENT), apresentado esta terça-feira, 15 de abril, em Luanda. O evento teve lugar no Hotel Convenções de Talatona e foi presidido pelo secretário de Estado do Trabalho, Pedro Filipe.

A nova ferramenta tem como principal objetivo dinamizar a procura e oferta de emprego em todo o país, promovendo maior transparência e formalização das relações laborais. “Este modelo digital vai reforçar o controlo e garantir maior proteção no mercado de trabalho, além de assegurar o cumprimento das obrigações legais pelas empresas”, afirmou o secretário de Estado.

De acordo com Manuel Mbangui, director-geral do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP), a plataforma permite que as empresas registem os dados remotamente, tornando o processo mais simples e seguro, e evitando sanções por omissões no mapa de registo.

Em 2024, o RENT registou mais de 222 mil empregos e emitiu 4.300 certificados. Para 2025, o objectivo é ambicioso: atingir o registo de 100 mil empresas e alcançar até um milhão e meio de trabalhadores.

A plataforma está integrada na Unidade de Intermediação de Mão-de-Obra (UIMO), presente em 11 províncias do país, e é parte do projecto de Revitalização e Modernização dos Centros de Emprego, que pretende aproximar cada vez mais os angolanos das oportunidades de trabalho.


Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

EM DESTAQUE