MINISTÉRIO DA JUSTIÇA
O Ministro da Justiça e dos Direitos Humanos, Marcy Lopes, revelou nesta quinta-feira, 11 de abril, que mais de 90 funcionários do setor foram demitidos por envolvimento em actos de corrupção.
Durante a sua participação no programa “Manhã Informativa”, da Rádio Nacional de Angola, com o tema “Reformas no Sector da Justiça”, o ministro explicou que esta medida faz parte dos esforços para moralizar e reformar profundamente o sistema. Além das demissões, mais de 350 trabalhadores foram sancionados, sendo a província de Luanda a mais afetada pelas irregularidades.
Já em fevereiro, o ministério havia divulgado a demissão de 25 funcionários entre novembro de 2024 e a data do comunicado. As causas apontadas incluíam corrupção, indisciplina, emissão fraudulenta de documentos, falta de zelo, incompetência, abandono do posto de trabalho e violação de procedimentos legais.
Segundo Marcy Lopes, estas medidas visam restaurar a confiança dos cidadãos nas instituições da justiça e garantir um serviço público mais eficiente e transparente.