JUSTIÇA
O antigo vice-Presidente da República, Manuel Vicente, enviou um depoimento por escrito ao tribunal para ser usado no julgamento dos generais Manuel Hélder Vieira Dias Júnior, conhecido como "Kopelipa", e Leopoldino Fragoso do Nascimento, o "Dino".
Embora não figure como arguido, Manuel Vicente é a pessoa mais citada no processo, que já soma 40 volumes e mais de duas mil páginas. Ele é apontado como participante de um esquema que causou prejuízo superior a mil milhões de dólares ao Estado angolano.
Kopelipa e Dino são acusados de se apropriar de 22 edifícios da Urbanização Vida Pacífica — construídos com recursos públicos — e posteriormente revendê-los ao próprio Estado, que financiou o projeto.
Segundo o Ministério Público, Manuel Vicente teria pago milhões de dólares às construtoras chinesas, que eram apresentadas como supostas financiadoras dos empreendimentos habitacionais.
O julgamento será retomado na próxima segunda-feira, dia 31, quando o tribunal deverá responder às solicitações feitas pelos advogados durante as questões prévias.