Corredor do Lobito ganha destaque como motor de integração e desenvolvimento na SADC


CORREDOR DO LOBITO

O Corredor do Lobito foi reconhecido como um centro estratégico para o desenvolvimento da região da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC). A afirmação foi feita pela Secretária Executiva Adjunta para a Integração Regional da SADC, Angele Makombo Ntumba, durante a abertura da II Reunião do Comité de Ministros da Agência de Facilitação de Transporte do Corredor do Lobito, realizada nesta quarta-feira, 22 de janeiro, em Benguela.

Ntumba destacou os acordos firmados com parceiros internacionais como a União Europeia, os Estados Unidos, o Banco de Desenvolvimento Africano e a Cooperação de Financiamento Africano, que têm acelerado importantes projetos de infraestrutura e transporte.

Um dos avanços mais relevantes mencionados foi a construção da linha férrea que conecta Zâmbia ao Corredor do Lobito, passando pela linha de Chingola e integrando-se às vias Benguela-Luacano e Gingobó, fortalecendo o comércio e a conexão regional.

Com esses desenvolvimentos, o Corredor do Lobito consolida sua posição como um eixo essencial para a integração econômica e o progresso da SADC.

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

EM DESTAQUE