ATM
Em 2024, os angolanos realizaram transações via Multicaixa que somaram impressionantes 35,07 biliões de kwanzas, um aumento de 37,3% em comparação com o ano anterior, de acordo com a Empresa Interbancária de Serviços (EMIS). O número de operações nos caixas automáticos (ATMs) também registrou um crescimento expressivo, atingindo 2,3 biliões de transações, um aumento de 49,5% face a 2023.
As plataformas digitais também mostraram um avanço notável: o Multicaixa Express (Home Banking e Mobile Banking) movimentou 12 biliões de kwanzas, marcando um crescimento de 70,4%.
Outro marco inédito foi alcançado em 24 de dezembro de 2024, quando as transações superaram os 12 milhões em um único dia, estabelecendo um novo recorde histórico. Em dezembro, o volume de operações cresceu 46% em relação ao mesmo mês de 2023, totalizando 3,6 biliões de kwanzas.
Os números refletem a crescente digitalização financeira em Angola, bem como a confiança dos cidadãos no sistema bancário eletrónico para realizar pagamentos e movimentações.