ANGOLA
O governo angolano está implementando um plano estratégico para facilitar o acesso dos cidadãos ao Bilhete de Identidade (BI), visando atender à demanda de forma mais ágil e descentralizada. Em reunião recente, o Conselho de Ministros analisou e aprovou o plano que estabelece a emissão do documento em até 72 horas, buscando garantir maior eficiência e praticidade para a população.
Para alcançar esse objetivo, a emissão do BI será descentralizada, passando a ocorrer em todos os municípios e, em alguns casos, também nas comunas. Os serviços de identificação estarão presentes onde existirem Balcões Únicos de Atendimento ao Público (BUAP), originalmente criados para o registro eleitoral, que serão transformados em repartições públicas para a emissão do documento. Dessa forma, o cidadão poderá receber seu bilhete de identidade diretamente no local onde realizou o pedido, com impressão realizada no próprio ponto de atendimento.
Essa iniciativa, coordenada pelo Ministério da Justiça e liderada pelo ministro Marcy Lopes, visa aproximar os serviços de identificação da população, tornando o processo de obtenção do bilhete de identidade mais rápido e acessível.
