ANGOLA
O Governo de Angola anunciou a aquisição de 30 novas viaturas protocolares, em um investimento total de 2,4 mil milhões de kwanzas, o equivalente a aproximadamente 2,7 milhões de dólares. A compra será realizada através de um leilão eletrônico promovido pelo Ministério das Finanças (MINFIN), por meio da Direção Nacional do Patrimônio, conforme informado em anúncio consultado pelo Novo Jornal.
Essas novas aquisições se somam às viaturas adquiridas no ano anterior, também por leilão eletrônico, que incluíram centenas de veículos de luxo com valores que variam entre 90 mil e 290 mil dólares, destinados a altos servidores públicos, como ministros, vice-ministros, deputados, juízes, entre outros.
Além disso, o portal de compras públicas destaca um leilão para a aquisição de 35 veículos destinados ao Secretariado do Conselho de Ministros, organizados em nove lotes distintos.
Embora o valor total do investimento não tenha sido divulgado, é importante lembrar que, em julho de 2023, durante as diretrizes para a elaboração do Orçamento Geral do Estado de 2024, o MINFIN havia comunicado que não renovaria a frota de viaturas protocolares neste ano, o que torna essa nova compra um ponto de atenção.
